| 23/07/2008 11h37min
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 (Bocog) revelou nesta quarta-feira alguns segredos sobre o que acontecerá na cerimônia de abertura do evento, no dia 8 de agosto, como a existência de um dragão de 3,5 quilômetros feito com fogos de artifício, que iluminará o céu da cidade.
Em entrevista coletiva, os responsáveis da parte pirotécnica da cerimônia contaram também que serão usados 38 mil projéteis e técnicas computadorizadas de acendimento no espetáculo, que os organizadores garantem ser um dos mais bonitos da história.
Além do dragão, haverá momentos nos quais o céu estará iluminado por mais de 2 mil sorrisos ou cenas da história da China, país que inventou a pólvora e os fogos de artifício há mais de 2 mil anos..
Wang Ning, subdiretor do departamento de organização das cerimônias de abertura e encerramento – que também terá show pirotécnico –, disse que os fogos de artifício não serão acesos apenas sobre o Estádio Olímpico, mas também na Muralha da China.
Segundo Wang, os fogos de artifício serão “ecológicos”, já que usarão pouca pólvora e por isso pouco afetarão o já poluído ar da capital chinesa. Eles já foram testados com sucesso em 16 de julho, quando teve o primeiro ensaio da cerimônia de abertura dos Jogos.
Cai Guo-Qiang, um dos cérebros por trás do espetáculo pirotécnico, disse que investiu três anos em sua preparação. Os organizadores recomendaram que as pessoas que estiverem em Pequim o 8 de agosto e não conseguirem ir ao estádio fiquem a cerca de 100 metros da zona olímpica, o melhor lugar para ver o espetáculo pirotécnico.