| 02/07/2008 20h33min
Os candidatos à Casa Branca, John McCain e Barack Obama, expressaram nesta quarta-feira sua alegria com a libertação de 15 reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), entre eles três americanos e a ex-aspirante presidencial colombiana Ingrid Betancourt.
McCain, que hoje concluiu uma visita à Colômbia e se dirigiu para o México, disse estar "feliz com o êxito da arriscada operação" militar que permitiu a libertação dos seqüestrados, indicou seu escritório em Washington através de um comunicado.
Ele acrescentou que o senador republicano pelo estado do Arizona falou por telefone com o presidente colombiano, Álvaro Uribe, para felicitá-lo, assim como aos militares e à nação.
— É uma grande notícia. Agora, devemos renovar nossos esforços para libertar todos os outros reféns inocentes — disse McCain, segundo o comunicado.
Por sua parte, Obama se uniu à comemoração pela liberdade dos reféns das Farc, "uma organização
terrorista que os manteve cativos durante tantos
anos". Em comunicado, o senador democrata por Illinois manifestou seu apoio à estratégia do presidente Uribe de não fazer concessões às Farc.
— Parabenizo o presidente Uribe e o Governo colombiano. Expresso minha gratidão a todos os que ajudaram neste resgate — ressaltou.
O candidato democrata à Casa Branca também prometeu que fará de "tudo para assegurar o êxito de futuros esforços para libertar os reféns das Farc e para derrotar esta organização terrorista".
Confira o comentário de Rodrigo Lopes sobre a libertação de Ingrid Betancourt
EFE
Ingrid desembarcou em Bogotá e cumprimentou diversas autoridades colombianas. A mãe e amigos receberam a ex-candidata à presidência da Colômbia
Foto:
efe