| 30/06/2008 06h50min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesse domingo, dia 29, que o reconhecimento internacional dos biocombustíveis deverá impulsionar as exportações brasileiras de automóveis.
Em discurso durante a cerimônia de lançamento do novo modelo do automóvel Gol, da Volkswagen, em São Bernardo do Campo (SP), o presidente lembrou que, em 2003, a indústria brasileira iniciou a produção de carros bicombustíveis e que, hoje, quase 100% dos novos veículos fabricados no país podem usar tanto gasolina quanto álcool.
– Haverá um momento em que o mundo vai se curvar ao combustível renovável, e aí o Brasil vai vender muito mais carros produzidos aqui – afirmou Lula.
O presidente lembrou ainda que, em 2003, empresários e sindicalistas reclamavam de uma crise no setor automotivo, mas ressaltou que, atualmente, a indústria bate seguidos recordes de vendas e produção.
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, destacou que, nos últimos 12 meses, a indústria automotiva cresceu 20,3%. Segundo ele, a tendência é que a produção aumente ainda mais.
– Hoje o Brasil produz 3,3 milhões de veículos por ano. Nossa expectativa é que esse número chegue a 5 milhões – prevê Miguel Jorge.
AGÊNCIA BRASIL