| 08/06/2008 15h31min
Superado na final de Roland Garros neste domingo por 3 sets a 0, o numero 1 do mundo Roger Federer viu uma longa marca ruir ao perder o terceiro set para o espanhol Rafael Nadal por 6/0. Pela primeira vez após 1999 o suíço perdeu uma parcial sem vencer um game sequer, algo que aconteceu em apenas quatro ocasiões na carreira de Federer.
Líder do Ranking de Entradas da ATP desde fevereiro de 2004 e dono de 12 troféus de Grand Slams, Federer havia sofrido um ‘pneu’ pela última vez em 1999, no Torneio de Queen’s, em Londres. O responsável pelo feito fora o zimbabuense Byron Black, então 37º do mundo, que despachou o jovem suíço, na época com 21 anos e o 104º lugar da lista, por 6/3 e 6/0, logo na primeira rodada.
Antes de Black, apenas dois tenistas haviam sentido o gosto de aplicar um pneu no suíço, também em 1999: o norte-americano Vicent Spadea, na estréia do Masters Series de Monte Carlo (venceu por 7/6 e 6/0), e o australiano Patrick Rafter, na abertura de Roland Garros (5/7, 6/3, 6/0 e 6/2).
Quase nove anos se passaram até que um tenista conseguisse vencer todos os games de um set contra Roger Federer, já consolidado como um dos melhores tenistas da história do circuito masculino. O feito coube ao principal adversário do suíço em atividade: Nadal, e justamente na decisão do único major que lhe faltava.
O placar foi tão inesperado que o espanhol, que aplicara 6/1 e 6/3 nas duas primeiras parciais, pouco comemorou o seu quarto título de Grand Slam, justamente o quarto consecutivo no saibro de Roland Garros.
GAZETA PRESS