» visite o site do RuralBR

 | 07/06/2008 12h02min

Arrasadora, Ivanovic bate Safina e conquista Roland Garros

Tenista sérvia faturou primeiro título de Grand Slam por 2 sets a 0

Ana Ivanovic confirmou o que já era mais do que esperado pelos fãs do tênis há quase um mês, quando a belga Justine Henin anunciou sua aposentadoria imediata. Neste sábado, a tenista sérvia faturou seu primeiro título de Grand Slam ao bater a russa Dinara Safina na decisão de Roland Garros e confirmou a excelente fase que atravessa.

Assim como aconteceu nas últimas seis finais femininas de simples do Aberto da França, a campeã levantou a taça ao vencer facilmente sua adversária. Ivanovic, que a partir da próxima segunda-feira ostentará a liderança do ranking de entradas da WTA, superou Safina por 2 sets a 0 com as parciais de 6/4 e 6/3.

Para se ter uma idéia da tônica das decisões recentes de Roland Garros na chave feminina, a última final completada em três sets aconteceu em 2001, quando a norte-americana Jennifer Capriati levantou a taça ao virar para cima da belga Kim Cljisters por 1/6, 6/4 e 12/10. No ano passado, Henin faturou a Copa Suzanne Lengler ao massacrar justamente Ivanovic na final, por 6/1 e 6/2.

O troféu de Roland Garros vai para as mãos de Ivanovic justamente para coroar a nova melhor tenista em atividade no circuito. A musa dos Bálcãs nunca havia faturado um major, ‘ficando na rede’ nos Abertos de França-2007 e Austrália-2008, quando perdeu para a russa Maria Sharapova na decisão. Na temporada passada, a sérvia também chegou à semifinal de Wimbledon, caindo diante da norte-americana Venus Williams.

Desta vez, Ivanovic não deu chances para nenhuma de suas rivais e levantou o troféu com uma campanha invejável: apenas um set perdido. Na estréia, a russa superou a sueca Sofia Arvidsson por 6/2 e 7/5, ganhando moral para atropelar a tcheca Lucie Safarova na etapa seguinte, por 6/1 e 6/2.

A sérvia ainda passou na terceira rodada pela revelação dinamarquesa Caroline Wozniacki, cabeça 30, por 6/1 e 6/4, antes de humilhar sua adversária nas oitavas-de-final. Ivanovic aplicou uma bicicleta (duplo 6/0) na tcheca Petra Cetkovska e avançou às quartas-de-final para despachar a suíça Patty Schnyder, favorita dez, por 6/3 e 6/2.

O confronto mais complicado para a mais nova campeã de Roland Garros aconteceu nas semifinais, quando suou diante da compatriota Jelena Jankovic, cabeça-de-chave número três. Ivanovic superou a adversária por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 3/6 e 6/4.

Ao superar Safina neste sábado, Ivanovic levantou seu sétimo título de simples no circuito da WTA. Antes, ela já havia faturado os torneios de Camberra-2005, Montreal-2006, Berlim, Los Angeles e Luxemburgo (os três em 2007) e Indian Wells este ano. A sérvia ainda chegou às finais de Roland Garros e Tóquio (ambos em 2007) e no Australian Open deste ano.

No total, esta foi a terceira vitória da balcânica sobre a russa, em quatro partidas disputadas entre as duas. Ivanovic chegou a perder o primeiro encontro com Safina, por 6/1 e 6/4 no Torneio de Berlim-2005, mas saboreou as vitórias por 3/6, 7/6 (7-3) e 6/1 em Wimbledon e por 6/1 e 6/4 nas semifinais de Montreal, ambos em 2006.

Safina, por sua vez, tenta se contentar com a excelente campanha no saibro parisiense nas últimas semanas. Pouco acreditada no início, a russa cabeça-de-chave 13 se sobressaiu não por passar fácil nas rodadas iniciais pela ucraniana Kateryna Bondarenko (6/1 e 6/3), pela eslovaca Magdalena Rybarikova (6/0 e 6/1) e pela chinesa Jie Zheng (6/2 e 7/5), mas sim por eliminar a compatriota Sharapova, favorita um, nas oitavas-de-final. Com uma virada espetacular, a moscovita despachou a musa siberiana por 6/7 (6-8), 7/6 (7-5) e 6/2 após salvar dois match points no segundo set.

Na seqüência, Safina superou outra compatriota favorita e de virada: Elena Dementieva, cabeça sete, também por 2 a 1 – com 4/6, 7/6 (7-5) e 6/0 – e com direito a dois match points salvos. A russa inda vitimou Svetlana Kuznetsova, quarta pré-classificada, por 6/3 e 6/2 nas semifinais.

Foi a melhor campanha da moscovita em torneios Grand Slams. Antes, suas melhores performances eram as das edições de 2006 de Roland Garros e do US Open, quando chegou às quartas-de-final.

A final: Ana Ivanovic não se intimidou com o fato de ter diante de si uma embaladíssima Dinara Safina, que chegou à final após vencer três tenistas top 10: a russas Maria Sharapova (cabeça-de-chave número um, nas oitavas-de-final), Elena Dementieva (sétima favorita, nas quartas) e Svetlana Kuznetsova (pré-classificada quatro, nas semis).

Mantendo o ritmo forte apresentado em suas seis partidas anteriores, a sérvia logo de cara saiu na frente do placar. Logo no primeiro game de partida a musa de Belgrado obteve dois break points e conseguiu quebrar o saque de Safina. Ao confirmar o seu serviço na seqüência, abriu 2/0.

Muito mais consistente nos golpes de fundo de quadra, Ivanovic voltou a derrubar o saque da russa no quinto game, elevando sua vantagem na parcial para 4/1. Mas a sérvia vacilou na disputa seguinte, e permitiu que Safina devolvesse a quebra e continuasse viva no set.

Pela primeira vez embalada na parcial, a irmã de Marat Safin encostou em Ivanovic no placar ao impor seu saque no sétimo game e diminuir o placar para 4/3. A sérvia parecia que tinha retomado a tranqüilidade na partida ao abrir 40-0 no oitavo game, mas voltou a oscilar, permitiu que Safina conseguisse o que era pouco esperado: o break point, a segunda quebra e o empate na parcial, em 4/4.

Mas aí foi a vez da russa de mostrar instabilidade em quadra. Safina cometeu dois erros não-forçados nos dois primeiros pontos do nono game e facilitou a quebra de Ivanovic, que teve a chance de sacar para fechar o primeiro set. Depois de salvar dois break points da russa e perder um ponto para encerrar a primeira parcial, a sérvia confirmou a vitória por 6/4 no set um.

Ivanovic não demorou muito para assumir a dianteira no segundo set, e venceu o serviço da rival logo no terceiro game, chegando a 2/1. Com dois games de dianteira no placar a partir do quarto game (com 3/1), Ivanovic não voltou a oscilar como no começo da partida e se matneve na frente.

A tenista de Belgrado chegou a ter nova chance de superar o serviço de Safina pela segunda vez no set no sétimo game, quando alcançou dois break points. Safina, embora não escondesse o nervosismo, conseguiu salvar os dois pontos de quebra, confirmou o saque e diminuiu a diferença da adversária para 4/3.

Com uma Safina extremamente instável, Ivanovic venceu facilmente seu game de serviço para abrir 5/3 e ainda teve tempo para sacramentar a quebra decisiva e faturar seu primeiro Grand Slam, com 6/3.

GAZETA PRESS

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS