» visite o site do RuralBR

 | 02/06/2008 19h44min

Radar aponta 1.123 quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia

Em abril Amazônia Legal estava com 53% da área encoberta por nuvens

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou na tarde desta segunda, dia 2, os dados sobre o desmatamento na Amazônia Legal referentes a abril deste ano. De acordo com o sistema Deter (Detecção do Desmatamento em Tempo real), houve um aumento dos alertas de desmatamento na região.

Em março de 2008 foram 145 quilômetros quadrados de áreas com alerta de desmatamento; em abril este número passou para 1.123 quilômetros quadrados (área equivalente à cidade do Rio de Janeiro).

Segundo o Inpe, o aumento foi revelado em função do maior poder de visualização do satélite. Em março, 78% da Amazônia Legal estava encoberta por nuvens, e em abril, só 53% da região estava sob nuvens.

Mato Grosso e Roraima são os dois Estados com maior área desmatada, segundo o Inpe. Em março Mato Grosso tinha 112, 4 quilômetros quadrados de alerta de desmatamento, sendo 69% de sua área coberta por nuvens. Roraima, que permitia boa visualização, teve 18,8 quilômetros quadrados de alerta de desmatamento.

Em abril, Mato Grosso apresentou 794,1 quilômetros quadrados de alertas de desmatamento, com apenas 14% de sua área encoberta por nuvens. Roraima teve 284,8 quilômetros quadrados de alerta de desmatamento, com 18% de sua área encoberta.
 
Gilberto Câmara, diretor do Inpe, disse que foi indicado uma tendência de crescimento do desmatamento no fim do ano passado.

– Hoje, com base nesses números, podemos dizer que essa tendência continua. Em termos de percentual de território, Rondônia é o estado mais devastado, não tendo mais área legal a ser desmatada. Ainda em termos de percentagem, o Amazonas é o Estado mais preservado. 

Segundo ele, o desmatamento ocorre por conta de processos de ocupação. Os Estados de Rondônia, Mato Grosso e Pará são os mais atingidos por serem uma região de melhor acesso.

Histórico da devastação

O aumento na área desmatada na Amazônia Legal passou de 4.974 quilômetros quadrados, entre 2006 e 2007, para 8.850 quilômetros quadrados de agosto de 2007 até o mês de abril de 2008. Nos últimos três anos, o ritmo de desmatamento na região vinha diminuindo.

Segundo dados do Inpe, até agora 17% da cobertura original da floresta já foi desmatada, totalizando cerca de 700 mil quilômetros quadrados, dos quais 300 mil quilômetros quadrados desmatados só nos últimos 20 anos.

Além disso, a cada 10 segundos, de acordo com Câmara, é desmatada uma área equivalente a um campo de futebol na Amazônia. No cômputo geral, as áreas mais devastadas são o estado de Rondônia, o nordeste de Mato Grosso e o leste do Pará.

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS