| 26/05/2008 16h39min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira, dia 26, durante o 20º Fórum Nacional, na sede do BNDES, no Rio de Janeiro, que a Amazônia "tem dono". De acordo com o site G1, Lula também disse que o Protocolo de Kyoto "já faliu", referindo-se aos Estados Unidos, que optaram por não assinar o documento. Na semana passada, o jornal The New York Times publicou reportagem em que pergunta: "de quem é esta floresta amazônica, afinal?"
– O mundo precisa entender que a Amazônia brasileira tem dono. O dono da Amazônia é o povo brasileiro: são os índios, os seringueiros, os pescadores. Mas também somos nós. Temos consciência de que é preciso diminuir o desmatamento, as queimadas, mas também temos a consciência de que é preciso desenvolver a Amazônia – afirmou.
Ao falar dos biocombustíveis como grande alternativa para a diminuição da poluição, o presidente disse achar "engraçado" que países responsáveis por 70% dos poluentes jogados na atmosfera estejam de olho na Amazônia, como se somente o Brasil fosse responsável por conter a degradação ambiental.
– Fomos nós que referendamos e somos nós, com a utilização de 100% de etanol, que reduzimos ou tiramos do ar 800 milhões de toneladas de CO2. Somos nós, com o etanol e com o biodiesel, que estamos oferecendo ao mundo a certeza de que é possível construir um combustível não-poluente, e que poderemos avançar na construção de um etanol de segunda, de terceira geração.
CANAL RURAL E AGÊNCIA BRASIL
Lula discursa durante fórum, realizado na manhã desta segunda-feira, no Rio de Janeiro
Foto:
Antonio Lacerda, EFE