| 26/05/2008 12h10min
Região Sul
O tempo volta a mudar no Rio Grande do Sul com a formação de uma nova frente fria. Há previsão de ventos fortes, chuvas intensas e queda de granizo. Os ventos mais fortes deverão ser sentidos a partir da manhã, com rajadas atingindo os 55 km/h em boa parte do Rio Grande do Sul e até mesmo em partes de Santa Catarina e do Paraná. A partir da tarde, esperam-se ventos de mais de 70 km/h em todo o centro e oeste do Rio Grande do Sul. Além disso, há previsão de chuvas fortes, com acumulado em torno dos 20 mm na região de barra do Quaraí, no extremo oeste gaúcho. Á noite, as rajadas de mais de 70 km/h atingem toda a fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. As chuvas mais fortes passam dos 30 mm em apenas seis horas e atingem especialmente as regiões de Santana do Livramento e Quaraí. No norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, apesar dos ventos fortes previstos para alguns momentos do dia, o tempo permanecerá seco. O frio da madrugada
diminui e a temperatura
mínima oscila entre 11°C e 14°C nos pontos mais elevados da Região. A temperatura máxima também tende a subir consideravelmente. Apenas na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, a grande quantidade de nuvens fará com que a temperatura permaneça baixa.
Região Sudeste
A terça-feira permanece sob a influência da massa de ar seco que provoca mais um dia ensolarado e uma tarde de temperaturas altas e baixos índices de umidade relativa.
Região Centro-Oeste
Áreas de instabilidade propagam-se pelo norte do Mato Grosso e provocam pancadas rápidas de chuva. Nas outras localidades do Centro-Oeste, o ar seco predomina e garante mais uma tarde de calor e tempo seco.
Região Nordeste
Áreas de instabilidade associadas com as ondas de leste causam chuvas desde o litoral e zona da mata da Bahia até o Rio Grande do Norte. Há previsão de chuvas
fortes, porém localizadas, entre o Maranhão e o Piauí, por conta de áreas de instabilidade
conhecidas como Zona de Convergência Intertropical (ITCZ). Na maior parte do sertão, o tempo permanece seco e quente.
Região Norte
Áreas de instabilidade comuns provocam chuvas na maior parte da região. Tempo seco apenas no sul do Tocantins.
Previsão para os próximos dias
Região Sul
Na quinta-feira, há previsão de chuvas fortes no nordeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Na sexta-feira, as chuvas fortes concentram-se no nordeste do Rio Grande do Sul, leste de Santa Catarina e leste do Paraná. Até o dia 4 de junho, há previsão de chuvas fortes no oeste de Santa Catarina e em boa parte do interior do Paraná. O acumulado passa dos 50 mm.
Região Sudeste
Na quinta-feira o tempo muda em São Paulo, sul de Minas Gerais e parte do Rio de Janeiro com a chegada de uma frente fria que
rompe o bloqueio atmosférico. Com a chegada dessa frente fria chove de forma generalizada, especialmente no Estado
de São Paulo. A frente fria põe fim ao veranico que já dura aproximadamente duas semanas. Além disso, a elevada umidade acentua a sensação de frio em São Paulo e Rio de Janeiro. O centro e norte mineiro e o Espírito Santo permanecem sem chuva até a primeira semana de junho.
Região Centro-Oeste
Na quarta-feira, a passagem de uma frente fria no sul do país organiza áreas de instabilidade e chove em grande parte do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso. Entre os dias 29 de maio e 2 de junho, chuvas fracas atingem grande parte da região. Tempo seco apenas no leste mato-grossense e norte de Goiás.
Região Nordeste
A quarta-feira, as chuvas atingem todo o litoral entre Sergipe e Maranhão. Entre os dias 29 de maio e 2 de junho, as chuvas ficam restritas ao Maranhão, Piauí, norte do Ceará e litoral e Zona da Mata desde a Bahia até o Rio Grande do Norte.
Região
Norte
Até o dia 2 de junho, chove na maior parte da Região. Tempo seco
apenas no Tocantins e sul do Pará.