| 23/05/2008 12h53min
Região Sul
O sistema frontal, constituído por uma frente fria, uma frente quente, um intenso ciclone extratropical e uma massa de ar polar, causa chuvas fortes e localizadas e ventos intensos e generalizados em boa parte da região Sul. Na madrugada deste sábado, esperam-se mais de 10 mm em seis horas entre Quaraí, Santana do Livramento, Alegrete e Uruguaiana. As rajadas atingem 70 km/h, especialmente no leste do Rio Grande do Sul, além do sul de Santa Catarina. O maior acumulado será registrado entre as cidades de Mostardas (SC) e Rio Grande (RS), e passa dos 10 mm. À tarde as chuvas enfraquecem entre o norte do Rio Grande do Sul, oeste e sul de Santa Catarina e extremo oeste do Paraná. As chuvas fracas atingem o norte do Rio Grande do Sul, oeste e sul de Santa Catarina e oeste do Paraná. A temperatura máxima despenca e a sensação será de frio no Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina.
Região
Sudeste
Tempo seco, ensolarado e com temperaturas elevadas
em todo o Sudeste.
Região Centro-Oeste
O tempo permanece seco e quente na maior parte do Centro-Oeste. A máxima passa dos 32°C em boa parte de Mato Grosso.
Região Nordeste
Áreas de instabilidade associadas com as ondas de leste e zona de Convergência Intertropical causam chuvas desde o litoral e zona da mata da Bahia até o centro e norte do Maranhão. Há previsão de chuvas fortes, porém localizadas, entre o norte da Bahia e Pernambuco e no centro e norte do Maranhão. No oeste da Bahia, o tempo permanece seco e quente.
Região Norte
A propagação de uma frente fria pelo Sul e a formação de áreas de instabilidade comuns provocam chuvas o norte do Tocantins, Acre, norte de Rondônia, Amazonas, Roraima, Pará e Amapá. Há previsão de chuvas fortes no centro e norte do Amazonas, Roraima, Pará, Amapá e no extremo norte de Tocantins. O tempo
permanece seco e quente apenas no centro e sul dos Estados do Tocantins e de Rondônia
Previsão para os próximos dias
Região Sul
Na segunda-feira, espera-se tempo seco em toda a região. Até o dia 31 de maio, espera-se a formação de um novo bloqueio atmosférico com chuvas fortes no sul do Rio Grande do Sul. O acumulado passa dos 70 mm.
Região Sudeste
Os simuladores desta sexta-feira mudaram e passaram a indicar a volta das chuvas generalizadas ao Sudeste a partir do dia 28, quarta-feira da próxima semana. Por estar dentro da previsão de sete dias, trata-se de uma informação bem mais confiável que as informações das últimas semanas. Na quarta-feira, há previsão de chuvas fracas, em torno dos 5 mm no oeste e sul de São Paulo. Na quinta-feira, dia 29, há previsão de chuvas generalizadas em São Paulo, Rio de Janeiro e no oeste e sul de Minas Gerais. Entre o litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, o acumulado passa dos 25
mm.
Região Centro-Oeste
Na segunda-feira, dia 26, há previsão de chuvas
isoladas e com baixo acumulado entre o noroeste de Goiás e o norte de Mato Grosso. Na terça-feira, dia 27, deverá chover em todo o Mato Grosso e na região central de Goiás. Até o dia 1º de junho, há previsão de chuvas com baixo acumulado em todo o Centro-Oeste.
Região Nordeste
Até o dia 31 de maio, as áreas de instabilidade voltam a enfraquecer e há apenas previsão de chuvas com baixo acumulado ao longo do litoral e zona da mata.
Região Norte
Até o dia 31 de maio, há previsão de chuvas fortes apenas no norte do Pará e no oeste do Amazonas. Em Tocantins, o tempo permanece seco e quente.