» visite o site do RuralBR

 | 23/05/2008 09h49min

Banco do Brasil e Nossa Caixa devem iniciar negociações na próxima semana

Entre os atrativos do negócio estão depósitos judiciais, folha de pagamento de servidores e agronegócio

As diretorias do Banco do Brasil e da Nossa Caixa devem começar a se reunir na semana que vem para definir a incorporação do banco estatal paulista ao federal. Conforme executivos das duas instituições, o processo deve durar pelo menos seis meses.

De acordo com o comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários, foi o Banco do Brasil que fez a proposta ao governo de São Paulo, que aceitou negociar os ativos da Nossa Caixa. Depois da privatização do Banespa pelo Santander, em 2000, o banco passou a ser a única instituição financeira estadual de São Paulo.

A Nossa Caixa é o quarto banco na mira do Banco do Brasil, cuja estratégia de crescimento está centrada na aquisição de bancos estaduais ou federalizados. Em outubro passado o BB iniciou a aquisição do Banco do Estado de Santa Catarina. A diretoria do banco negocia também a aquisição do Banco do Estado do Piauí e já manifestou a intenção de adquirir o Banco de Brasília.

Um dos fatores que motivam o negócio é a carteira de depósitos judiciais da Nossa Caixa. O valor é avaliado em R$ 15 bilhões. Como, pela lei, esse tipo de operação só pode ser mantida por bancos públicos, seria um fator a mais de valorização da instituição paulista. Outro atrativo é a folha de pagamento de servidores públicos, que somaria 1,3 milhão de clientes ao Banco do Brasil.

Agronegócio

O mercado agrícola de São Paulo também seria motivador da iniciativa do Banco do Brasil, historicamente o maior agente de crédito rural do país. A Nossa Caixa é o principal agente financeiro do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP), que reúne as iniciativas do governo estadual para o setor.

O programa foi reforçado com um orçamento de R$ 100 milhões neste ano e está vinculado a benefícios anunciados recentemente pelo governador paulista, José Serra, durante a Agrishow, na cidade de Ribeirão Preto. Entre eles, financiamento para a compra de tratores com juro zero e de equipamentos de informática com taxas mais baixas.

AGÊNCIA BRASIL

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS