| 13/05/2008 16h16min
A Agência Brasil confirmou por volta das 17h desta terça-feira, dia 13, que a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, entregou pela manhã uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pedindo desligamento do cargo.
Segundo a assessoria de imprensa do Ministério do Meio Ambiente, o pedido tem caráter irrevogável. O Palácio do Planalto não confirma que recebeu o pedido de demissão.
Ainda de acordo com a assessoria de imprensa da pasta, a ministra está em casa e não pretende se pronunciar antes da resposta da Presidência da República.
O senador Sibá Machado (PT-AC), suplente e amigo pessoal de Marina Silva, disse que falou com a ministra por telefone e ela confirmou a informação. A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) se disse surpresa com a informação.
A diretoria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) se reuniu no fim da tarde. Participaram o presidente do órgão, Bazileu Margarido e o diretor de Proteção Ambiental, Flávio Montiel da Rocha. Eles não falaram sobre o motivo da reunião.
Conforme o jornal Folha de S. Paulo, a ministra reuniu sua equipe durante a manhã para divulgar sua decisão. Na ocasião ela teria garantido que não há possibilidade de voltar atrás e permanecer no cargo que ocupa desde 2003.
O pedido de demissão da ministra teria sido motivado pelos constantes conflitos sobre preservação ambiental com outras áreas do governo, especialmente a Casa Civil e o Ministério da Agricultura.
Quem é Marina Silva
Nascida em Seringal do Bagaço, a 70 quilômetros de Rio Branco, Maria Osmarina Silva de Lima aprendeu a ler apenas na adolescência, quando mudou-se para a capital do Acre para tratar de uma hepatite. Após formar-se em História pela Universidade Federal do Acre, Marina ingressou na política ao se envolver com o movimento sindical dos professores. Junto com Chico Mendes fundou em 1984 a Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Acre. Filiou-se ao PT em 1985, sendo eleita vereadora em Rio Branco em 1988 e deputada federal em 1990. Em 1994 tornou-se a mais jovem senadora do Brasil ao chegar ao Senado com 38 anos.
Marina Silva teria dito a integrantes do ministério do Meio Ambiente que não vai voltar atrás em sua decisão de deixar o governo
Foto:
Antonio Cruz, ABr