| 08/05/2008 19h51min
As vacas leiteiras estão chegando na feira de Maringá. São animais das principais raças de leite do mundo que se adaptaram bem ao clima do Brasil e oferecem alta produtividade. A exposição paranaense tem dois concursos para comprovar a qualidade dos animais, que chegam de todo o Estado.
Por enquanto chegam as vacas mais jovens, mas estão previstos mais de 150 animais em lactação para a exposição de Maringá. Holandesas, Jerseys, Girolandas e Pardo Suíças são as principais raças leiteiras, que não vão ficar apenas expostas. Elas também vão participar de dois torneios tradicionais na Expoingá.
Este ano acontece a 19ª edição do torneio de aproximação e do torneio leiteiro nacional. No de aproximação, as vacas inscritas recebem a mesma quantidade de alimento, durante três dias, e depois são ordenhadas. Ganha a que se aproximar mais de 40 kg de leite ordenhado. O torneio nacional é livre e vence a vaca que render mais leite na ordenha. As competições acontecem na próxima semana.
A exposição recebe animais das principais regiões produtoras de leite do Estado, como Castro e Carambeí.
– Nós recebemos aqui o que tem de melhor em raça de leite no mundo. São animais qualificados, premiados e que ajudam a garantir também a região de Maringá como uma importante bacia leiteira no Estado – afirma Jucival de Sá, coordenador de Pecuária.
O Paraná se encontra na primeira fase da campanha de vacinação contra a febre aftosa e, por isso, novas regras permitem o trânsito dos animais no Estado.
– Os animais adultos podem vacinar um dia e serem transportados no outro. Só os animais mais jovens é que ainda precisam respeitar um prazo de carência para o transporte – diz o fiscal Jaime Scardoelli.
CANAL RURAL