| 30/04/2008 00h02min
O secretário-adjunto de política econômica do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt, afirmou nesta terça, dia 29, que a edição da Medida Provisória da renegociação das dívidas agrícolas deve levar pelo menos mais 10 dias. O secretário, que é o responsável pela redação do texto, conversou com os jornalistas um pouco antes da reunião do Conselho Deliberativo da Política do Café, no Ministério da Agricultura.
Gilson adiantou que o valor total das dívidas renegociadas poderá chegar a R$ 72 bilhões - a proposta inicial do governo era de R$ 56 bilhões. Este aumento se deve a alguns avanços nas negociações - entre eles está a inclusão dos fundos constitucionais na MP. Outra mudança foi o tratamento diferenciado dado ao Nordeste. Os produtores da região terão um rebate 10 pontos percentuais maior do que o restante do país para o pagamento da Dívida Ativa, do Pesa e da Securitização.
Após a edição da Medida Provisória, o Ministério da Fazenda deve levar
mais uma semana para finalizar
os votos a serem encaminhados ao Conselho Monetário Nacional. Essas resoluções vão contemplar todas as alterações de taxa de juros e de alongamento de prazo relativos às operações de custeio e investimento.