| 02/04/2008 18h33min
O deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS), relator da subcomissão de política agrícola, endividamento e renda rural, informou nesta quarta-feira que o governo aceitou reduzir em um ponto percentual os juros de R$ 7,3 bilhões das operações de custeios contratadas à taxa de 8,75% ao ano.
A decisão foi comunicada durante reunião entre parlamentares da bancada ruralista e o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, e o secretário de política econômica, Bernard Appy, do Ministério da Fazenda.
Segundo o deputado, o governo concordou em alongar o prazo de pagamento das dívidas de investimentos e de custeios e reduzir o índice de correção de alguns débitos.
O prazo para pagamento dos contratos de custeio aumentariam em dois anos. No caso das dívidas de investimentos, o produtor terá mais 36 meses para liquidar o financiamento. Porém, as taxas de juros devem permanecer como estão.
— É uma medida que vai reduzir um pouco o valor das
parcelas e dará um fôlego ao produtor, mas é preciso
avançar ainda mais — afirma o deputado.
Já questões pontuais como do arroz e soja no Rio Grande do Sul e algodão e soja no Mato Grosso devem ser resolvidas de forma regionalizada. Para acertar os últimos detalhes da proposta, ficou agendada uma reunião para a próxima terça-feira.