| 30/03/2008 17h03min
Pedro Solberg e Harley (Medley) conquistaram neste domingo o título do Aberto da Austrália, primeira etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, disputada em Adelaide. Com uma vitória sobre Wu-Xu, da China, em dois sets (23/21 e 21/12), a dupla subiu ao degrau mais alto do pódio e repetiu a última temporada, quando também abriu o circuito com uma medalha de ouro. O bronze ficou com Todd Rogers e Philip Dalauser, que venceram Gibb-Rosenthal por 2 a 1 (21/18, 14/21 e 15-11) no duelo norte-americano.
Pedro Solberg e Harley pisaram na quadra central da arena armada na praia de Glenelg na condição de favoritos. Os brasileiros, que no ano passado conquistaram três títulos fora do país, encaravam uma dupla para quem jamais haviam perdido. Foi a primeira vez em 22 anos que uma time chinês alcançou uma decisão no circuito mundial e Wu-Xu entrou a quebrar o tabu.
O jogo foi bastante equilibrado no primeiro set, com as duplas concentrando o jogo na virada de bola. Invictos no torneio, Pedro e Harley conseguiram aumentar o ritmo do jogo e fecharam a primeira parcial. A partir de então passaram a dar as cartas e dominaram a maior parte do segundo set.
– Foi um jogo duro. Mas quando vencemos o primeiro set fomos para o intervalo com a certeza de que nada nos deteria – disse Harley.
Pedro Solberg considerou a partida emocionante.
– Sabíamos que não seria fácil bater o time chinês porque eles vinham empolgados pelo bom desempenho que estavam apresentando. Mas nós conseguimos nos manter concentrados o tempo todo e sabíamos que, se mantivéssemos o mesmo ritmo dos jogos ao longo da semana, não perderíamos – analisou.
Este foi o primeiro título de Pedro e Harley na temporada e lançou a parceria como forte candidata a representar o Brasil nas Olimpíadas. Agora, apenas 420 pontos separam a dupla dos compatriotas Márcio e Fábio Luiz, que com 4.740 são os segundos colocados na corrida rumo à Pequim. O país terá direito de levar duas equipes aos Jogos e a definição tomará por base os oito melhores resultados na temporada 2007 e 12 primeiras etapas de 2008. Atualmente, Ricardo e Emanuel, que não foram ao torneio da Oceania, lideram isolados a disputa com soma de 5.240.