| 28/03/2008 15h45min
Fundada em 1932, em Bagé, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos reúne atualmente quase 2 mil sócios e mais de 14 mil criadores cadastrados em todo o país. Nas últimas sete décadas de organização, mais de 180 mil animais já foram registrados nos livros da ABCCC.
Os criatórios se espalham pelo Brasil, mas é no Rio Grande do Sul, onde 80% do plantel nacional está concentrado, que a paixão pela raça fica mais evidente. Só quem já assistiu ao espetáculo da final do Freio de Ouro na Expointer consegue entender o espírito crioulista. Durante dois dias, mais de 50 mil pessoas lotam as arquibancadas para assistir ao desempenho das estrelas na pista. Cada evolução é acompanhada com atenção, os corações batendo no mesmo ritmo das patas dos cavalos. A prova se transforma em um show de habilidade e raça, com direito a muitos holofotes para aquele que se sagrar campeão.
Essa emoção não se resume ao Freio. Modalidades como tiro-de-laço, paleteada, enduros e cavalgadas cada vez conquistam mais adeptos e difundem a raça, hoje a mais popular no Sul do Brasil.
ZERO HORA