| 25/03/2008 16h26min
A expectativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é que a proposta de renegociação das dívidas, que pode ser anunciada pelo governo nesta terça, dia 25, não resolva definitivamente o problema, mas dê condições para que o produtor rural continue na atividade. A afirmação foi feita pelo diretor de Economia da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Wilson Vaz Araújo, durante mobilização na Câmara dos Deputados, que reúne mais de 500 produtores rurais, parlamentares e representantes do governo para debater soluções para o endividamento do setor.
Araújo admitiu que o governo perde tempo com questões passadas em vez de buscar alternativas para o futuro e lembrou que o Ministério da Agricultura também fica frustrado quando as propostas de renegociação de dívidas esbarram na questão orçamentária. Segundo ele, o Ministério da Agricultura espera conseguir avanços nessa reta final.
– O que deve vir nessa proposta é a retirada de algumas barreiras, no sentido de dar melhores condições para que o produtor saia da inadimplência e continue na atividade. Além disso, deve haver uma revisão dos custos financeiros, dos prazos e a criação de bônus de adimplência adicionais – disse Araújo.
AGÊNCIA CNA