| 11/03/2008 12h09min
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta terça-feira que a cotação do dólar em relação ao real está "derretendo" e que isso acontece não só no Brasil, mas em todo o mundo e é uma das conseqüências da crise internacional, iniciada nos Estados Unidos com as dificuldades do mercado de crédito no setor imobiliário.
— Isso nos preocupa porque encarece nossos produtos no Exterior e nos tira competitividade. Isso é um problema que deve ser encarado — afirmou, sem anunciar ou fazer referência a eventuais medidas no câmbio que possam ser tomadas para sanar a questão.
Mantega participou nesta manhã de uma audiência com deputados e senadores da bancada do PMDB para apresentar a proposta de reforma tributária encaminhada ao Congresso há duas semanas. Segundo o ministro, o Brasil está forte e encarando com alguma tranqüilidade a crise internacional, que ele definiu como "muito séria". Ele afirmou aos parlamentares que boa parte dessa tranqüilidade vem das políticas de
equilíbrio das contas
públicas, controle da inflação, ampliação do crédito e fortalecimento da renda, que permitiram a robustez do consumo no Brasil.