| 11/03/2008 10h34min
O anúncio feito nesta terça-feira pelo banco central americano (Fed) de expansão de seu programa de empréstimos de ativos em ação coordenada com outros bancos centrais impulsionou os mercados em todo o mundo, levando os índices futuros das bolsas americanas e da Europa a ampliarem os ganhos e fazendo com que a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) abrisse em forte alta hoje, após a queda de mais de 3% ontem. O dólar devolveu a maior parte de suas perdas iniciais ante o euro e disparou em relação ao iene.
Pela manhã, o Fed anunciou a expansão do programa de empréstimo de títulos, que visa ampliar a liquidez no mercado diante da pressão por crédito. O BC americano vai emprestar até US$ 200 bilhões em títulos do Tesouro dos Estados Unidos, numa ação conjunta com outros bancos centrais — entre eles, o Banco Central Europeu (BCE) e bancos de Canadá, Inglaterra e Suíça. O Fed tomará como garantia outros ativos, incluindo dívida de agência federal, os garantidos por hipotecas residenciais de
agências
federais e residenciais com marca privada e classificação de risco com nota de grau de investimento.
Às 10h06min (de Brasília), o índice futuro do S&P 500 futuro disparava 2,38% e o Nasdaq-100 futuro, 1,85%. Na Europa, Londres operava em alta de 2,67%, Paris de 2,54% e Frankfurt de 1,25%. O dólar subia 1,48% para 103,14 ienes e o euro cedia 0,01% para US$ 1,5363. No Brasil, o Ibovespa, principal índice, abriu em forte alta e, no mesmo horário, subia 2,69%, na pontuação máxima do dia até o momento.