| 10/03/2008 11h35min
As bolsas americanas abriram sem rumo definido nesta segunda-feira, indicando um dia de volatilidade nos mercados em Wall Street. O mercado nos Estados Unidos tenta ensaiar uma recuperação após duas quedas consecutivas no fim da semana passada, com investidores na expectativa de um corte de 0,75 ponto percentual do juro básico americano na reunião do banco central do país (Fed), que acontece na semana que vem, e com os bons números de vendas da rede de lanchonetes McDonald's em fevereiro. Porém, as preocupações com as perspectivas para a maior economia dos EUA e com o noticiário ainda negativo sobre a crise financeira podem pesar no humor dos investidores.
Às 10h34min (de Brasília), o índice Dow Jones, que mede o desempenho das ações mais negociadas em Nova York, subia 0,05%, ainda abaixo do nível dos 12 mil pontos. A Nasdaq, bolsa que negocia ações do setor de tecnologia e internet, caía 0,21% e o S&P 500 cedia 0,13%. Pela manhã, os contratos futuros de juro negociados na Bolsa de
Futuros de
Chicago (CBoT) apontam que operadores vêem agora chance de 98% de um corte de 0,75 ponto percentual no juro básico americano neste mês para 2,25% ao ano e as demais apostas indicam redução maior.
No pré-mercado em Wall Street, as ações do McDonald's subiram mais de 5%, com informações de que suas vendas globais em lojas abertas há mais de um ano cresceram 11,7% em fevereiro em relação ao mesmo período do ano passado. Nos EUA, as vendas subiram 8,3% em fevereiro, em base anual.