| 10/03/2008 08h51min
As bolsas européias apresentam desempenho misto esta manhã. O movimento é pautado pelos persistentes temores de que a economia dos EUA vai cair em recessão. Destaque para as perdas das ações de mineradoras, que ajudaram a levar os índices para o negativo no início do pregão na Europa. Às 8h33 (de Brasília), a Bolsa de Londres subia 0,06% e a de Frankfurt ganhava 0,01%, enquanto a de Paris cedia 0,11%.
— Ainda está difícil para encontrar argumentos para entrar no mercado de ações — disse um operador de Frankfurt.
Na Bolsa alemã, destaque para os ganhos de ações defensivas como E.On (+1,2%) e RWE (+1,6%). Já os papéis da Volkswagen ganharam 1,3% após as notícias de que a Porsche planeja aumentar sua participação na montadora.
Já as ações do HSBC Holdings, o maior banco europeu, subiram 2%, em reação à pressão que a acionista Knight Vinke Asset Management vem fazendo para o banco vender sua divisão HSBC Finance nos EUA.
As perdas
do setor de mineração limitam a alta dos índices
acionários. As ações da BHP Billiton, a maior mineradora do mundo, perderam 4,4%, com a especulação de que a demanda por metais vai se enfraquecer. Entre outros destaques do setor, Rio Tinto caiu 5% e Antofagasta recuou 4,3%. As informações são de agências internacionais.