| 15/02/2008 09h26min
As principais bolsas européias abriram a sexta-feira em alta, com ganhos em ações de empresas químicas e mineradoras, mas o setor financeiro limitou esse movimento e causou oscilação dos índices, depois que o banco francês Natixis revelou uma baixa contábil não esperada. Às 8h41min (de Brasília), a Bolsa de Londres operava em leve alta de 0,03%, enquanto a Bolsa de Paris recuava 0,29% e a Bolsa de Frankfurt avançava 0,11%.
As ações do Natixis despencaram 12,4% em Paris e foram ao menor nível em três anos, depois que o banco anunciou uma baixa contábil surpresa de 1,2 bilhão de euros (US$ 1,75 bilhão), por conta de sua exposição a hipotecas de risco (subprime) e seguradoras de bônus. O grupo alertou ontem à noite que espera que as baixas contábeis resultem em um lucro líquido anual de cerca de 1 bilhão de euros, um declínio de mais de 50% em relação aos 2,16 bilhões de euros registrados em 2006.
Já os papéis do banco suíço UBS ampliaram as perdas de ontem e recuaram
mais 3,5%.
Entre
as mineradoras, BHP Billiton e Rio Tinto subiram 1,6% cada, na esteira do avanço dos preços do cobre e níquel esta manhã na Bolsa de Metais de Londres (LME). Já os papéis da Vedanta Resources avançaram 2,6%, em reação à elevação da recomendação do UBS de manter para compra.