| 15/02/2008 07h43min
As bolsas asiáticas fecharam pela primeira vez no ano uma semana em alta, apesar da queda nos índices nesta sexta-feira. Os mercados asiáticos tiveram resultados negativos hoje, à exceção de Hong Kong, com recuperação após a metade do pregão, e Taiwan. Além de fatores internos de cada país, as bolsas da região foram fortemente influenciadas pela queda no mercado acionário americano. No entanto, o balanço semanal encerrou positivo.
A Bolsa de Hong Kong subiu 0,5% hoje, recuperando as perdas do início do dia, influenciada pela retomada da Bolsa do Japão, que recuperou a maioria das suas perdas iniciais. Em alta pelo quarto pregão seguido, o Hang Seng ganhou 126,75 pontos e fechou em 24.148,43 pontos, com moderado volume de negociações.
As Bolsas da China fecharam em queda. O Xangai Composto caiu 1,2%, para 4.497,13 pontos. Já o Shenzhen Composto perdeu 0,7%, para 1.371,01 pontos. O mercado foi afetado pelo declínio nas ações de empresas financeiras, por causa de
preocupações de novas medidas de
aperto monetário, após o governo revelar números que mostram um forte crescimento no suprimento de dinheiro M2.
A Bolsa de Taiwan recuperou-se das perdas do início do pregão e fechou em alta. O índice Taiwan Weighed avançou 0,1%, para 7.876,37 pontos, com a procura por papéis de empresas de eletrônicos. Mas o melhor desempenho do dia foi registrado por empresas de transporte.
Com moderado volume de negociações, a Bolsa da Coréia fechou em ligeira baixa de 0,2%, recuperando a maioria das perdas do início do pregão. O Kospi caiu para 1.694,77 pontos, ante a mínima de 1.668 pontos.
O mercado filipino encerrou em queda, seguindo Wall Street e refletindo as preocupações sobre a situação política local. O índice PSE Composto recuou 0,9%, para 3.182,85 pontos. O volume de negociações foi baixo.
Na Austrália, o mercado fechou em baixa, seguindo o desempenho das demais Bolsas. O índice S&P/ASX 200 recuou 1,4%, para 5.606,6 pontos.
Apenas os setores de recursos naturais e energia
registraram alta.