| 13/02/2008 18h41min
A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou em alta pela quarta vez seguida nesta quarta-feira, acompanhando o bom momento externo impulsionado por indicadores favoráveis na economia dos Estados Unidos, informa o site G1. O Ibovespa, principal índice paulista, subiu 1,27%, aos 62,59 mil pontos. Em Nova York, o Dow Jones sobe 1%, aos 12.513 pontos.
Entre os dados americanos previstos para o dia, o governo informou que as vendas no varejo aumentaram 0,3% em janeiro, numa recuperação inesperada, que reflete em parte fortes vendas de carros novos e gasolina. Analistas de Wall Street esperavam queda de 0,2% no período.
Os analistas avaliam que o cenário continuará volátil e tenso em função da economia americana. Nesta manhã, o diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional, Dominique Strauss-Kahn, disse que os efeitos macroeconômicos da crise global dos mercados serão sérios e nenhuma região escapará deles inteiramente ilesa.
Dados
internos
No âmbito
interno, a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) desacelerou mais que o esperado no começo do ano, refletindo uma menor pressão dos alimentos. O indicador subiu 0,54%, seguindo a variação positiva de 0,74% em dezembro, que havia sido a maior taxa do ano passado, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso deve reduzir os temores de uma eventual elevação do juro básico do país pelo Comitê de Política Monetária no curto prazo.