| 13/02/2008 11h44min
O índice Bovespa, da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), abriu a quarta-feira em alta, ajudada pelos ganhos nos índices futuros de Nova York. Porém, por ser dia de vencimento de índice futuro do Ibovespa o mercado tende a exacerbar a volatilidade e tudo pode acontecer. Além disso, a divulgação dos dados de vendas no varejo em janeiro nos EUA, a ser divulgada em seguida, pode apimentar ainda mais esse vencimento. Às 11h10min, o Ibovespa subia 0,55%, a 62.144 pontos - na pontuação máxima do dia até este horário.
No mesmo horário, nos Estados Unidos, o índice futuro do Nasdaq avançava 0,42% e o futuro do S&P 500 subia 0,21%. Já na Europa, as bolsas devolvem parte dos fortes ganhos de ontem e operam no negativo, pressionadas pelas perdas de bancos e mineradoras. Às 11h10min, a Bolsa de Londres caía 1,14% e a de Frankfurt recuava 0,77%.
A sustentação da alta do mercado local vai depender do resultado das vendas no varejo nos EUA em janeiro. Analistas estimam que
as vendas repitam a queda
de 0,4% registrada em dezembro do ano passado. No lado corporativo, os investidores aguardam a divulgação do balanço financeiro da Coca-Cola.
Em âmbito local, as ações ordinárias (ON) da Petrobras subiam 0,58% às 11h06min. Ontem, a Petrobras que desistiu de reabrir uma emissão de títulos no exterior dando como justificativa as condições adversas do mercado externo.
As ações do setor de siderurgia também estão no foco hoje. Antes da abertura do mercado, a Gerdau anunciou um lucro líquido consolidado de R$ 4,31 bilhões em 2007, o que representa um crescimento de 1,1% sobre 2006. Às 11h06min, as ações preferenciais da Gerdau subiam 1,19% enquanto os papéis PN da Gerdau Metalúrgica avançavam 1,39%.
No cenário macroeconômico doméstico, o estoque de boas notícias continua. O resultado mais baixo do que o esperado do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de janeiro (0,54%) divulgado mais cedo pelo IBGE ajuda a enfraquecer mais um pouco a aposta na
alta da taxa Selic.