| 06/02/2008 14h55min
A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) opera em queda nesta quarta-feira, após o feriado bancário que manteve o mercado fechado nos primeiros dias desta semana. A bolsa paulista se ajusta aos mercados internacionais, que registraram forte queda nos últimos pregões. Às 14h34min, o principal índice da bolsa (Ibovespa) apresentava recuo de 2,31%, aos 59.670 pontos. A queda foi reduzida, já que logo na abertura, às 13h, o Ibovespa chegou a ceder mais de 3%. As informações são do site G1.
Segundo Carlos Alberto Ribeiro, diretor da Novação Distribuidora, a bolsa paulista opera "corrigindo" a queda registrada pelos principais mercados acionários globais na terça-feira. Na véspera, enquanto os mercados brasileiros estavam fechados, as principais bolsas de valores internacionais caíram fortemente. Um dado fraco sobre o setor de serviços americano reacendeu o temor de uma recessão nos Estados Unidos.
Os dados de ontem fazem o mercado falar em um novo corte de juros pelo
Federal Reserve (Fed, o
banco central dos EUA), conforme especialistas. Em janeiro, o Fed realizou dois cortes de juros para evitar uma maior desaceleração da economia. O último, de 0,50 ponto percentual, colocou a taxa básica em 3% ao ano. A próxima reunião do Fed está agendada para 18 de março.
Com os dados norte-americanos, as bolsas asiáticas sofreram na quarta-feira a pior queda percentual diária em duas semanas. Na sessão, Wall Street se recuperava de olho em bons resultados de empresas de mídia, como Disney e Time Warner.