| 06/02/2008 13h36min
O investidor doméstico volta nesta quarta-feira aos negócios com um quadro pouco festivo no horizonte: o mercado externo teve dois pregões de perdas fortes, por conta dos temores de recessão na economia americana que se agravaram com a divulgação do índice ISM de serviços ontem nos EUA. Mas o quadro está um pouco melhor hoje e as Bolsas americanas iniciaram as negociações às 12h30min em terreno positivo, o que pode reduzir o tempo de correção na Bovespa. Nos primeiros minutos de pregão, às 13h10min, o índice Bovespa operava em baixa de 3,24% a 59.101 pontos.
Hoje, mais cedo, foram divulgados nos EUA os dados da produtividade e do custo da mão-de-obra no quarto trimestre. Segundo o Departamento do Trabalho, a produtividade subiu 1,8%, em base anualizada, entre outubro até dezembro, depois de registrar crescimento de 6% no terceiro trimestre. O custo unitário da mão-de-obra subiu 2,1% no quarto trimestre, abaixo da estimativa de elevação de 3,8% dos economistas. No terceiro trimestre, o
custo da
mão-de-obra havia caído 1,9%.
Ontem o índice Dow Jones registrou sua maior queda em quase um ano, depois da divulgação do índice do setor de serviços ISM em janeiro, interpretado como um sinal de que a economia dos EUA já está em recessão. O índice ISM de serviços caiu de 54,4 em dezembro para 41,9 em janeiro, ou seja, abaixo do patamar de 50, o que sugere retração da atividade econômica.