» visite o site do RuralBR

 | 29/01/2008 10h08min

Chuva dá trégua e Coopavel espera público maior nesta quarta-feira

Mau tempo não inibe visitantes de conhecer novas tecnologias

A chuva atrapalhou o primeiro dia do Show Rural Coopavel, em Cascavel, no Paraná. Os organizadores da feira atribuíram às precipitações a queda no número de visitantes no primeiro dia do evento, em relação ao ano passado. Nessa segunda-feira, dia 28, 17 mil pessoas estiveram na feira (em 2007, foram 20 mil visitantes na abertura).

Meteorologistas registraram 70 mm de chuva em apenas 12 horas, um terço do previsto para todo o mês de janeiro. As precipitações pararam apenas na madrugada desta terça-feira, dia 29, mas deixaram um frio teimoso.

Nos períodos em que a chuva deu trégua, produtores participaram de palestras ao ar livre e conheceram novidades em tecnologia agropecuária. Grupos de todo o país e do mundo buscam no evento informações para reduzir custo e aumentar a produtividade. Uma equipe saiu de Canaã dos Carajás, no Pará, para conhecer novas técnicas para o plantio de grãos, genética animal e gado leiteiro.

– Estamos vindo com essa distância toda para buscar tecnologias. E já tem alguma coisa que nós já vimos aqui no primeiro ano (essa é a nossa terceira participação). Levamos híbridos que se adequam a nossa região, nossa altitude, nossos solos e com grande produtividade – disse o Secretário de Produção e Desenvolvimento de Canaã dos Carajás, Valdino Rodrigues do Prado.

O produtor rural José Ribamar também se diz satisfeito com o que já aprendeu em edições anteriores da Coopavel:

– A gente já iniciou a parte de rebanho, como simplesmente na parte de divisória de pastagem. Isso é um grande problema que nós temos lá na nossa parte leiteira. E nossa parte também da agricultura, a gente já começou trabalhando em cima da tecnologia também. A parte de sementes de qualidade e sempre incentivando os companheiros que não puderam vir.

A expectativa para esta terça e quarta-feira é de aumento de público. O coordenador do Show Rural Coopavel, Rogério Rizzardi, afirma que quarta-feira cheia é tradição no evento. Ele explica que o maior movimento nesse dia específico se deve, normalmente, à chegada de pessoas vindas de fora do Estado e que, conseqüentemente, levam mais tempo para chegar à feira.

– As pessoas se deslocam de uma distância razoável, então chegam na terça ou quarta-feira – diz.

Aliás, o coordenador espera não apenas visitantes interestaduais, mas também do mundo afora. A organização do evento confirma para este ano 20 comitivas internacionais cadastradas para participar. A esperança é alcançar a marca de 2007, quando 32 países estiveram presentes na Coopavel.

Com a expectativa positiva de público, nem a chuva atrapalha o otimismo de Rogério Rizzardi quanto às negociações na feira. Embora a abertura tenha sido pouco colaborativa para a exposição das novas tecnologias aos visitantes, o coordenador assegura que os negócios foram favoráveis.

CANAL RURAL

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS