| 23/01/2008 19h40min
O ministro da Previdência Social, Luiz Marinho, disse nesta quarta-feira que o governo não está fazendo pouco caso da crise econômica nos Estados Unidos quando seus integrantes afirmam que o Brasil poderá passar bem por esse momento.
— Não estamos desdenhando a crise americana, mas a diferença entre a situação do nosso país e a de outros países e a diferença dos nossos fundamentos hoje e no passado têm que ser constatadas — afirmou em conversa com jornalistas após participar do lançamento de um livro que marca o aniversário de 85 anos da Previdência.
Segundo Marinho, o foco da reunião ministerial de hoje foi a coordenação política do governo, mas foi feita uma avaliação dos reflexos da crise dos EUA. Para reforçar a idéia de que a economia brasileira é menos vulnerável a crises internacionais, Marinho relatou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma metáfora da economia com uma pipa.
— O presidente nos falava hoje na reunião que por 26 anos
a economia brasileira era como uma
pipa sem rabiola — disse, explicando que a comparação se refere aos movimentos constantes de sobe-e-desce do crescimento econômico. — Hoje, o crescimento é sustentável — completou.
O ministro disse ainda que essa avaliação vem da observação de que o Brasil exporta seus produtos para diversos países, não sendo dependente dos EUA. Além disso, a forte demanda interna seria capaz, na visão do governo, de manter a economia aquecida.
— E a Previdência, nesse contexto, tem grande participação por causa do seu papel de redistribuição de renda — afirmou Marinho.