| 20/12/2007 10h44min
O bispo de Barra (BA), dom Luiz Flávio Cappio, passou mal e desmaiou pouco depois da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que derrubou a liminar que suspendia as obras de transposição do Rio São Francisco.
Segundo informações dadas por Adriano Martins, amigo pessoal do bispo, dom Cappio acompanhou o julgamento no Supremo e afirmou ser desalentador o resultado. Ele estava reunido com amigos e representantes de movimentos sociais e ditava uma nota, que deve ser divulgada ainda nesta quinta, dia 20, quando se sentiu mal e desmaiou.
Na nota, Dom Cappio começava dizendo que “é desalentador saber que a Justiça, que deveria ser o último refúgio da cidadania, se dobra aos poderosos”.
O bispo teve atendimento médico e foi levado para o seu quarto, mas até agora não acordou plenamente do desmaio. Ele está sendo monitorado pelo médico que o acompanha permanentemente desde segunda-feira.
De acordo com Martins, o clima em Sobradinho (BA), cidade onde o bispo está, é de indignação.
– Esperávamos uma atuação mais digna – afirmou, lembrando que a decisão do STF foi tomada no último dia antes do recesso do Judiciário.
Durante a manhã desta quinta a ponte que liga as cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) foi interditada por manifestantes. À tarde deve ser realizado um culto ecumênico em Sobradinho.
AGÊNCIA BRASIL