| 24/11/2007 16h51min
A partir de 1º de dezembro, oito Estados brasileiros voltam a exportar para o maior consumidor de carnes suínas do mundo, a Rússia. O anuncio foi feito na sexta, dia 23, em uma entrevista coletiva no Ministério da Agricultura.
Faz dois anos que os russos deixaram de comprar carne do sul do Pará, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás e São Paulo. A medida ocorreu depois da descoberta de casos de aftosa no Paraná e No Mato Grosso do Sul. Na época o Brasil exportava mais de US$ 1 bilhão para a Rússia.
Para o Ministério da Agricultura, três questões foram fundamentais para a reabertura do mercado: a não descoberta de novo casos de aftosa, um controle mais rígido dos frigoríficos e a emissão de certificados sanitários impressos pela Casa da Moeda.
Na coletiva, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse ainda que a relação com o maior consumidor de suínos está bastante fortalecida e que a partir de dezembro o comércio de carnes entre os dois países vai ser totalmente retomado. Quem vai sentir no bolso essa mudança é o consumidor, que com o aumento das exportações vai ver os preços subirem.
– Os preços são ditados pelo mercado internacional e é certo que o consumo interno vai ter reflexos – afirmou o ministro.
CANAL RURAL
Para o ministro Reinhold Stephanes, é certo que o consumo interno sofrerá reflexos com aumento das exportações
Foto:
Divulgação
/
Site Pessoal