| 19/11/2007 09h53min
O atual cenário econômico brasileiro é propício para o recebimento de investimentos externos em infra-estrutura, afirmou nesse domingo, dia 18, véspera da abertura oficial do Encontro Econômico Brasil-Alemanha, o gerente executivo de Comércio Exterior da Confederação Nacional da Indústria (CNI), José Frederico Álvares.
– O Brasil apresenta um momento macroeconômico extremamente favorável. Se soubermos aproveitar essa oportunidade, certamente teremos capacidade de atrair novos capitais para ajudar o país na melhoria de sua infra-estrutura e logística – avaliou.
Álvares apontou as áreas de transportes e energia como prioritárias em possíveis investimentos. Sem mudanças estruturais, segundo ele, o Brasil corre o risco de estagnar suas exportações:
– O Brasil é demandante de grandes obras em infra-estrutura. Se não fizermos rapidamente, a tendência é estrangular o comércio exterior brasileiro.
Do encontro entre brasileiros e alemães, o representante da CNI mostra otimismo em relação a futuras relações comerciais entre os países e confia na possível injeção de capital europeu no território nacional.
– Os alemães são parceiros naturais em possíveis melhoras estruturais. Eles têm uma tradição histórica de investimento no Brasil – afirmou Álvares.
A necessidade de aumentar a participação de pequenas e médias empresas nacionais nas questões econômicas que envolvem o comércio Brasil-Alemanha também foi lembrada por Álvares.
– Vamos discutir durante esse encontro econômico as oportunidades de cooperação bilateral para que nossas empresas de pequeno e médio portes possam participar de maneira mais estratégica do mercado alemão – previu o o gerente executivo.
AGÊNCIA BRASIL