| 13/11/2007 07h00min
No mês de outubro, a venda de álcool chegou a 1,5 bilhão de litros, um recorde no mercado nacional, classificou a União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Única) em nota divulgada nessa segunda-feira, dia 12. De acordo com a entidade, o valor superou a última previsão, de 1,4 bilhão de litros.
A entidade explica que o aumento nas vendas se deve principalmente aos preços relativos mais baixos no mercado, aliado ao crescimento de veículos bicombustíveis - cerca de 1,6 milhão de modelos flex foram vendidos de janeiro a outubro deste ano.
Segundo o site G1, no mês passado, o preço do álcool hidratado ao produtor (sem impostos e fretes) ficou em R$ 0,58 por litro, frente aos 0,75 por litro do mesmo período do ano passado, uma queda de 22,8%. Já os preços pagos aos produtores tiveram uma elevação de 13,14% para o álcool hidratado e 9,03% do álcool anidro, em relação à semana anterior.
Apesar deste aumento, os preços de 2007 ainda são os menores desde 2004, segundo a Unica.
“A
produção de etanol do Centro-Sul do Brasil é realizada entre os meses de maio e novembro para comercialização durante o ano todo. Desta forma, historicamente, existe um patamar de preços mais altos no final da safra e início da entressafra”, informa o documento.