| 13/11/2007 06h23min
Uma arrecadação de R$ 5 milhões terá de ser restituída pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) por causa da decisão do Conselho Nacional de Política Energética de retirar 41 blocos da 9ª Rodada de Licitações, que será realizada nos próximos dias 27 e 28.
O valor foi pago pela aquisição de dados sobre as áreas excluídas por 24 empresas, de um total de 74 que se inscreveram para o leilão. A ANP habilitou 66 empresas. Desde a decisão do conselho, várias informaram que reavaliam a participação. A Companhia Vale do Rio Doce anunciou que vai analisar as novas regras para verificar se o negócio continua atraente.
Em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nessa segunda-feira, dia 12, em seu programa de rádio, que o país trabalha para ser independente na produção de gás. Em encontro com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, Lula abordou o tema dos biocombustíveis e propôs a criação de um grupo consultivo paralelo ao Conselho de Segurança da ONU para ser ouvido em casos de conflitos internacionais. O diplomata conheceu uma usina de etanol em São Paulo.
ZERO HORA