| 11/11/2007 16h53min
Justine Henin confirmou no Masters Cup de Madri, que reuniu as oito melhores tenistas da atualidade, a grande temporada que realizou. Primeira colocada no ranking da WTA, Henin protagonizou uma decisão equilibrada com a russa Maria Sharapova. Contudo, em mais de três horas de jogo, a belga conseguiu a virada e se aproveitou do cansaço da oponente no terceiro set para vencer por 2 a 1 (5/7, 7/5 e 6/3) e se sagrar campeã da principal competição do ano.
O primeiro set demonstrou claramente o equilíbrio que marcaria todo o duelo. Com as duas tenistas se esforçando muito para fazer valer o seu serviço. No início, Henin quebrou o saque da russa e parecia que ia se consolidar na disputa. Contudo, Sharapova, devolveu a quebra e fez valer a força de seu saque.
Ao longo da partida, Henin demonstrou ansiedade e cometeu um série de duplas faltas. Mesmo assim, não aliviou para a adversária. O último game do set, quando Sharapova vencia por 6 a 5, teve 10 igualdades e provou a qualidade das oponentes. Porém, a russa esteve bem na defesa e definiu a sua vitória por 7 a 5.
O segundo set começou como terminou o primeiro: um longo game, desta vez com cinco igualdades. Novamente, com o bom saque a seu favor, Sharapova saiu vencedora do primeiro game. Na seqüência, a russa ainda esteve bem, explorando as bolas de fundo, mas a número 1 do mundo conseguiu se reencontrar na partida.
Como ambas seguiam bem, as quebras de serviço só foram ocorrer no final do jogo, na quinta oportunidade de Sharapova. E o confronto ficou recheado de quebras de serviço, com uma da belga e duas da russa. Henin, entretanto, demonstrou que havia retomado o seu controle emocional e fechou o set por 7 a 5 ao confirmar o seu saque.
No terceiro set, o equilíbrio que predominou por todo o confronto não foi mais visto. Cansada, Sharapova perdeu força no saque e não tinha condição física para ir à rede para rebater. Por isso, teve o saque quebrado por Henin três vezes e devolveu apenas uma. O último ponto, como não poderia deixar a de ser pela igualdade demonstrada por ambas, foi decidido após longo tempo. E a belga pôde comemorar o título em Madri ao fechar o jogo com um 6/3.
Com a conquista, Henin termina um ótimo ano, com apenas quatro derrotas. A invencibilidade da número 1 já dura quatro meses.
Matéria corrigida às 09h36min de segunda-feira.
Justine Henin conquistou Masters Cup de Madri com vitória sobre Sharapova
Foto:
Daniel Ochoa de Olza
/
AP