| 11/11/2007 09h47min
Logo depois de ver Rafael Nadal virar e vencer o francês Richard Gasquet na partida de abertura da Masters Cup de Xangai neste domingo, a Espanha comemorou o triunfo de David Ferrer no segundo confronto do dia no último torneio da temporada. De certa forma surpreendente, o sexto melhor tenista da temporada 2007 superou o sérvio Novak Djokovic, número três do mundo, por 2 sets a 0, com um duplo 6/4.
O embate com o tenista balcânico durou uma hora de 42 minutos e foi marcado pela garra de Ferrer em quadra. Inteiro para rebater grande parte das bolas, o espanhol ainda frustrou uma série de boas jogadas de Djokovic. O sérvio, aliás, ainda salvou um match point no último set, mas não evitou a vitória do adversário.
O tenista madrileno foi superior desde o início do confronto. Depois de conseguir uma quebra de saque já no primeiro game de jogo, ele manteve seu serviço em todos os games do confronto. Embora mais regular do que Djokovic, Ferrer conseguiu bater o saque do
adversário no nono game do
segundo set. Quando o espanhol servia para fechar a disputa, o sérvio ainda teve uma chance de devolver a quebra e igualar o placar em 5/5. O atual sexto do mundo, porém, conseguiu confirmar o saque e comemorar o triunfo em sua primeira partida na Masters Cup.
Além de iniciar sua trajetória no evento de Xangai com triunfo, Ferrer ratificou o terceiro resultado positivo contra Djokovic em cinco jogos realizados no circuito profissional. As outras duas vitórias aconteceram nas oitavas-de-final da edição de 2004 do Torneio de Bucareste e do Masters Series de Monte Carlo deste ano. O sérvio, por sua vez, bateu o espanhol apenas sobre solo norte-americano, nas quartas do Masters de Indian Wells e na semifinal do Aberto dos EUA deste ano.
Como não perdeu sets, Ferrer terminou o domingo na primeira posição do grupo dourado. Embora Nadal tenha vencido o francês Richard Gasquet, aparece atrás do compatriota no saldo de sets, primeiro critério de desempate. Já Djokovic, que
também faz sua estréia na
Masters Cup, aparece na lanterna.
A segunda rodada da chave será realizada na terça-feira. Na partida mais esperada da fase de grupos do torneio, Rafael Nadal encara Novak Djokovic. Já Ferrer, se passar por Gasquet, pode comemorar a classificação às semifinais já com uma rodada de antecipação.