| 08/11/2007 09h59min
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou, em outubro , o primeiro prognóstico das áreas plantadas ou a plantar, bem como da produção para a safra de 2008, nas regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste do Brasil e nos Estados de Rondônia, Maranhão, Piauí e Bahia.
A pesquisa constatou que a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas para 2008 é estimada em 137,084 milhões de toneladas, maior 2,9% que a obtida em 2007. Para a estimativa da produção nacional 2008, somaram-se os valores levantados nas regiões e Estados onde a pesquisa foi realizada com valores encontrados em uma projeção, efetuada a partir de informações de anos anteriores para as culturas de inverno (aveia, centeio, cevada e trigo) e para os produtos de segunda e terceira safras - que por força do calendário agrícola ainda não dispõem das primeiras estimativas, além dos demais Estados onde não foi feita a pesquisa de prognóstico.
As informações da pesquisa do prognóstico representam 81,7% da produção nacional prevista, enquanto as projeções realizadas respondem por 18,3% do valor total.
IBGE