» visite o site do RuralBR

 | 01/11/2007 08h12min

Amazonas inicia segunda etapa da campanha contra aftosa

Juntamente com Roraima e Amapá, Estado segue como área de risco desconhecido

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Amazonas começa nesta quinta-feira, dia 1º, com o objetivo de concluir, em todo o Estado,  a imunização contra a doença, que pode causar a morte de rebanhos inteiros e prejudicar a atividade agropecuária no país.

De acordo com o secretário de Produção Rural do Amazonas, Eron Bezerra, o trabalho realizado em maio, durante a primeira fase da campanha, praticamente atingiu a meta prevista para 2007, que era vacinar 100% da população bovina, de acordo com determinação do Ministério da Agricultura.

– Nossa meta sempre é vacinar integralmente o rebanho e o Amazonas está com seu rebanho praticamente todo vacinado. Nossa cobertura vacinal na campanha feita em maio alcançou 99,8%, ou seja, estatisticamente temos 100% do rebanho vacinado, o equivalente a 1.430.910 animais – informa Bezerra.

A segunda fase da campanha vai durar 30 dias e será lançada no município de Parintins (a 325 quilômetros de Manaus), pólo pecuarista estratégico na região do baixo Amazonas e também o segundo no estado em número de cabeças de gado - estimado em 160 mil - perdendo apenas para Boca do Acre, que tem mais de 317 mil reses. 

Em Roraima, segundo a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o encerramento da segunda etapa da campanha contra aftosa terminou nessa quarta-feira, dia 31. Até segunda-feira, dia 29, haviam sido vendidas 371, 15 mil doses de vacina, incluindo 40 mil compradas pela Fundação Nacional do Índio (Funai) para serem distribuídas entre as comunidades indígenas do Estado.

As notificações de vacinação poderão ser feitas até o dia 15 de novembro pelos pecuaristas junto à secretaria.

De acordo com o Ministério da Agricultura, na Região Norte, os Estados do Amazonas, Roraima e Amapá continuam como áreas de risco desconhecido, o que não ocorre em Rondônia, Tocantins e parte do Pará.

AGÊNCIA BRASIL

Notícias Relacionadas

30/10/2007 09h
Governo de São Paulo lança vacinação contra aftosa

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS