| 05/10/2007 17h11min
O governo do Rio de Janeiro descartou na tarde desta sexta, dia 5, que um bezerro de uma fazenda de Campo dos Goytacazes com sintomas semelhantes aos da febre aftosa tenha contraído a doença. De acordo com a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Estado do Rio, o material colhido do animal doente e analisado pelo Lanagro, no Pará, foi negativo para vírus causador da aftosa.
Os primeiros indícios que levantaram a suspeita da doença teriam aparecido há 15 dias em um bovino de três meses. Segundo o secretário Christino Áureo, o constante monitoramento do rebanho tem sido uma preocupação freqüente da Secretaria em conjunto com o Ministério da Agricultura.
– A identificação de casos suspeitos com a conseqüente ação preventiva faz parte das obrigações do serviço de defesa agropecuária. Estamos prosseguindo no nosso trabalho de controle e imunização com vistas a manter o Estado do Rio livre da doença. Há mais de 10 anos não registramos caso algum – enfatizou.
Conforme a Coordenadoria de Defesa Sanitária Animal da Secretaria de Agricultura, as ações de vigilância e controle de trânsito no local permanecerão ativas aguardando o laudo oficial do Ministério da Agricultura.
A campanha de vacinação no Rio foi prorrogada até o dia 12 de outubro. Até novembro a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa vai imunizar o gado de 19 Estados. O Ministério da Agricultura divulgou nota sobre o caso no final da tarde desta sexta. Confira a íntegra:
Exame sorológico é negativo para aftosa
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) esclarece que são negativos, quanto à febre aftosa, os exames sorológicos colhidos do animal em Campos dos Goytacazes (RJ).
O trabalho de vigilância epidemiológica em andamento numa propriedade no município de Campos de Goytacazes é um procedimento de rotina do Serviço Veterinário Oficial Brasileiro. No dia 01/10,
segunda-feira, o técnico agropecuário do município responsável por
vacinar os animais na região comunicou o caso ao serviço veterinário oficial do Estado. No mesmo dia, técnicos do Mapa e do Estado foram até o local para o atendimento.
O Estado do Rio produz cerca de 110 mil toneladas de carne bovina por ano, o que corresponde a apenas 20% do consumo anual no Rio de Janeiro. Parte da produção de carne bovina do Estado é exportada para os mercados norte-americano e europeu.