| 05/10/2007 14h40min
A suspeita de um foco de febre aftosa em uma fazenda do município de Campos dos Goytacazes, no litoral do Rio de Janeiro, colocou as autoridades sanitárias em alerta. O Estado tem status de zona livre de aftosa com vacinação há 10 anos. A fazenda em que o suposto foco foi identificado está isolada.
Os primeiros indícios apareceram há 15 dias em um bezerro de três meses, e material foi recolhido e enviado para análise. O Ministério da Agricultura diz que é preciso esperar o resultado para emitir um parecer. Segundo a Secretaria de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro, nenhum animal pode deixar o local num raio de três quilômetros.
O Estado do Rio produz cerca de 110 mil toneladas de carne bovina por ano, o que corresponde a apenas 20% do consumo anual no Rio de Janeiro. Parte da produção de carne bovina do Estado, que tem status de zona livre de aftosa com vacinação há 10 anos, é exportada para os mercados norte-americano e europeu.
A campanha de vacinação no Rio foi prorrogada até o dia 12 de outubro. Até novembro a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa vai imunizar o gado de 19 Estados.
RICARDO LOVATTO/CANAL RURAL