| 25/09/2007 15h20min
Eleito o melhor judoca do Campeonato Mundial disputado recentemente no Rio de Janeiro, Tiago Camilo tem pressa. Quer receber da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) o quanto antes a confirmação de que será o representante do país na categoria meio-médio (até 81kg) nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008.
– Eu provei que estou bem. Tenho que continuar fazendo as coisas direito e esperar a decisão da CBJ. Gostaria que fosse rápido, pois ajudaria até na programação de treinos. Mas estou tranqüilo e muito confiante – afirmou Tiago Camilo em entrevista realizada pelo clicRBS na tarde desta terça-feira.
Depois do sucesso de Tiago no Mundial, a CBJ estuda a possibilidade de mudar o carioca Flávio Canto, que se lesionou nos Jogos Pan-Americanos e não disputou o Mundial, para a categoria médio (até 90kg). Assim, o paulista estaria automaticamente garantido em Pequim, sem tem der se preocupar com a seletiva.
Por isso a pressa. Mas enquanto espera pela decisão da CBJ, Tiago segue treinando forte na Sogipa, em Porto Alegre, seu clube há cerca de um ano e meio. A confiança em voltar a Olimpíada é grande. A meta agora é superar a medalha de prata conquistada em Sydney 2000.
– Estou trabalhando muito forte para a Olimpíada. Cada treino é um passo no caminho da perfeição. Tenho objetivos e conquistar mais uma medalha olímpica está entre eles – diz Tiago.
O judoca nascido em Bastos (SP), no entanto, sabe que não terá moleza em Pequim. Depois de arrasar seus adversários no Mundial, vencendo as sete lutas por ippon, ele passou a ser o homem a ser batido em Pequim. Por isso, não quer nem ouvir a palavra acomodação.
– Em grandes competições sempre há grandes adversários. Em Pequim, não será diferente. Tenho que continar evoluindo para fazer a diferença. Até porque meu estilo vai ser muito estudado até lá.
Mas não importa quanto os adversários treinem, a torcida brasileira tem motivos para ficar confiante. O ouro olímpico, que não vem desde Barcelona 1992, com Rogério Sampaio, nunca esteve tão perto. Na opinião de Tiago, o Brasil tem tudo para repetir o bom desempenho do Mundial em Pequim.
– Essa seleção é muito boa, talvez a melhor de todos os tempos. Nunca fizemos um Mundial tão bom, por exemplo. Mostramos que temos capacidade para trazer algumas medalhas de Pequim. Mas o trabalho não pode parar – alertou o melhor judoca do mundo.
Márcio Luiz
marcio.luiz@rbsonline.com.br
Os principais trechos da entrevista com Tiago Camilo
Pergunta de Rodrigo Butiá - Boa tarde, Tiago!! Depois de 2 medalhas de ouro, a pressão e cobrança sobre vc aumenta. Está confiante na vaga para Pequim? Quais as suas chances de estar lá?
Tiago Camilo - Estou trabalhando muito forte para a
Olimpíada. Espero ter minha vaga confirmada nos próximos dias, mas não tem pressa.
Pergunta de Charão -
Boa tarde, Tiago... Sou um ex-competidor na arte do jiu jitsu...mas por uma infelicidade quebrei meu joelho...e quero retornar aos treinos...o que vc aconselha?
Tiago Camilo - É preciso ter cuidado. Aconselho um bom médico e fisioterapia antes de voltar a treinar mais duro. Não esquece de fortalecer a musculatura.
Pergunta do clicRBS - Boa tarde, Tiago. Você é um medalhista olímpico, mas ainda não era tão conhecido pelo público. Já sentiu alguma mudança em relação a isso com as medalhas conquistadas no Pan e no Mundial?
Tiago Camilo - O fato de as duas competições terem sido realizados no Brasil aumentou a repercussão e a visibilidade do esporte. Acho que agora estou sendo mais reconhecido pelas pessoas na rua.
Pergunta de Tiago - Tiago, qual a sua rotina de treinos?
Tiago Camilo -
Todos os dias pela manhã eu treino a parte física. à noite, com o resto da equipe, faço a parte
técnica.
Pergunta do clicRBS - O Brasil nunca tinha tido um desempenho tão bom em um Mundial de Judô. Você acha que a torcida no Rio de Janeiro contribuiu para o bom desempenho dos lutadores do país?
Tiago Camilo - É sempre muito bom competir em casa. Ajuda um pouco, mas tem que lutar também!!! hehehehe!!!! A vibração sempre é um fator positivo.
Pergunta de Judô - FALA AI TIAGO,BOA TARDE!!!O QUE MAIS MOTIVA VC A TRINAR FORTE???
Tiago Camilo - A evolução. Saber que cada treino é um passo no caminho da perfeição. E claro que tenho objetivos. Conquistar mais uma medalha olímpica esta entre eles
Pergunta de Yamashita - Até hoje o Judo Brasileiro sempre lutou muito pra se manter, sem muito apoio, entre os melhores do mundo! Qual a tua expectativa para os proximos anos
do esporte? Tu acredita em mais apoio do governo, parcerias publico privadas ou acredita que os clubes
seguirao sendo o grande incentivador do esporte?
Tiago Camilo - Os clubes sempre serão os grande incentivadores. Mas creio que tudo o que está acontecendo no esporte contribua para que novas parcerias ou apoios governamentais apareçam para ajudar a formar mais campeões.
Pergunta do clicRBS - Tiago, li uma entrevista sua dizendo que pensou em abandonar a Sogipa e retornar para São Paulo por causa da dificuldade de adaptação. Qual foram os principais problemas que enfrentou aqui em Porto Alegre?
Tiago Camilo - Eu nunca falei isso. Eu disse que houve dificuldade de adaptação por causa da distância de casa. Agora, está tudo bem.
Pergunta de Yamashita - Cara.... sabemos q tu vai enfrentar um grande problema para ir a pequim, pois ainda tem a seletiva com o Flavio Canto!! Como eh pra ti, ter que provar mais uma vez que eh o
melhor do Brasil no teu peso e imaginar que pode ficar fora da olimpiada!??
Tiago Camilo - Eu provei que estou bem. Tenho que continuar fazendo as coisas direito e esperar a decisão da CBJ. Gostaria que fosse rápido, pois ajudaria até na programação de treinos. Mas estou tranquillo e muito confiante.
Pergunta do clicRBS - O Brasil não ganha uma medalha de ouro olímpica no judô desde Barcelona 1992, com Rogério Sampaio. Acha que você, o João Derly ou outro atleta tem condições de quebrar esse tabu em Pequim? Essa seleção brasileira pode se considerada a mais forte de todos os tempos?
Tiago Camilo - Essa seleção é muito boa mesmo, talvez a melhor de todos os tempos. Nunca fizemos um mundial tão bom, por exemplo. Mostramos capacidade para trazer algumas medalhas de Pequim. Mas o trabalho não pode parar. O bom resultado no mundial tem que servir de incentivo e não como comodidade.
Pergunta do clicRBS - A
CBJ mudou sua categoria no Pan para um peso acima. Você tem facilidade em
ganhar e perde peso? E como esse trabalho é feito?
Tiago Camilo - Na verdade, competi com o mesmo peso. Lutei na 90 kg com os mesmos 81 de sempre.
Pergunta de Rodrigo Butiá - Tiago, sabemos que a carreira de um judoca não é muito longa. O que pretentes fazer depois que encerrar sua carreira? Treinador?
Tiago Camilo - Não penso nisso ainda. Mas vou continuar trabalhando com esporte.
Pergunta do clicRBS - Qual é o seu grande ídolo no judô? E no esporte em geral?
Tiago Camilo fala para todos: Admiro atletas que fazem história no esporte. Exemplo: Michael Jordan, Ayrton Senna, Roger Federer, João Derly, entre outros.
Pergunta de Rodrigo Butiá - Pra encerrar de minha parte. Como foste acolhido no Rio Grande? Pretende fixar morada aqui?
Abraço e sucesso!!
Tiago Camilo - Fui recebido muito bem. O povo gaúcho me acolheu com um verdadeiro
filho da terra. Pretendo sim continuar construindo minha vida aqui.
Pergunta do clicRBS - Você venceu as sete lutas que disputou por ippon e foi escolhido o melhor judoca do Mundial. Arrasou todos os adversários. Acha que isso se repetirá em Pequim ou pode surgir um concorrente à altura? Se sim, quem é o teu principal rival?
Tiago Camilo - Em grandes competições sempre há grandes adversários. Em Pequim, não será diferente. Tenho que continar evoluindo para fazer a diferença. Até porque meu estilo vai ser muito estudado até lá.
Tiago Camilo posa com a medalha de ouro conquistada no Mundial de Judô
Foto:
Marcelo Sayao, EFE
/
clicRBS