| 24/09/2007 18h23min
Campeões mundiais este mês no Rio de Janeiro, o meio-leve João Derly e o meio-médio Tiago Camilo apareceram no topo do ranking mundial. A informação foi divulgada neste domingo pela União Européia de Judô.
No total, Derly possui 335 pontos, contra 320 do cubano Yordanis Arencibia. Eleito o melhor atleta da competição, Camilo tem uma vantagem um pouco mais apertada: 239 a 230, contra o holandês Guillaume Elmont, campeão mundial em 2006.
– O ranking mostra que estamos conseguindo manter uma boa rotina de resultados. Há um padrão de vitórias – comemora Derly, bicampeão do mundo e único judoca nacional garantido nas Olimpíadas de Pequim.
Principal concorrente de Camilo na briga pela única vaga do Brasil entre os meio-médios, Flávio Canto aparece na nona colocação, com 155 pontos. Também campeão mundial em 2007, o meio-pesado Luciano Correa aparece em terceiro lugar, com 248 pontos, atrás do húngaro Daniel Hadfi (304) e do cubano Oreidis Despaigne (264).
Entre as mulheres, a meio-pesado Edinanci Silva é a brasileira melhor colocada, também com a terceira posição. A líder é a cubana Yurisel Laborde, campeã mundial, seguida pela francesa Stephanie Possamai.
Mesmo sem ter disputado a categoria pesado no Mundial e no Pan, Daniel Hernandez continua prestigiado, sendo o terceiro melhor do planeta. Atual titular da seleção na categoria, João Gabriel Schlittler ocupa o 15º lugar. No pesado feminino, Priscila Marques é a 13ª colocada.
Reserva de João Derly, Leandro Cunha é o quinto colocado na categoria leve. Destaque ainda para os também reservas Denílson Loureiro (17º entre os ligeiros), Leonardo Leite (20º, meio-pesado) e Pedro Guedes, que é o 19º entre os leves, 19 posições à frente do titular Leandro Guilheiro.