| 19/09/2007 13h03min
Recebidos com festa em Porto Alegre na noite de ontem, os judocas João Derly e Tiago Camilo, medalhistas de ouro no Campeonato Mundial disputado na última semana, no Rio de Janeiro, já miram os Jogos Olímpicos de Pequim 2008. Após um período de descanso, ambos retomarão em breve os treinamentos na Sogipa.
– Agora, com a vaga olímpica já garantida, tenho um ano para me preparar e sonhar com a medalha. Conquistar o ouro nos dois últimos mundiais me dá bastante segurança para chegar a Pequim e lutar por uma medalha – afirmou Derly.
Diferentemente de Derly, o ouro no Mundial não garantiu automaticamente a vaga de Camilo em Pequim. A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) terá de indicar apenas um representante na categoria meio-médio (até 81kg). O carioca Flávio Canto também é candidato a vaga.
– Deu tudo certo para mim nesse Campeonato Mundial e nos Jogos Pan-Americanos e isso mostra que eu estou no caminho. Agora é fazer as coisas corretamente, com profissionalismo e muita dedicação – comentou Camilo.
Os dois judocas da Sogipa foram recebidos com festa no Aeroporto Salgado Filho, mas a chuva acabou atrapalhando o desfile em carro aberto pela cidade. Nesta quarta, foram ao programa Jornal do Almoço, da RBS TV, onde receberam muitos elogios do técnico Antônio Carlos Pereira, o Kiko.
– Dos 14 atletas que foram campeões mundial no Cairo, em 2005, o João Derly foi o único que conseguiu conquistar o bicampeonato. E o Tiago Camilo não lutou, ele passeou no tatame. Venceu de uma forma nunca vista na história do judô mundial – comentou o técnico.