| 13/09/2007 23h31min
O meio-pesado Luciano Correa garantiu a primeira final brasileira no Campeonato Mundial de judô, no Rio de Janeiro. Último atleta nacional a subir no tatame nesta quinta-feira, ele bateu o húngaro Daniel Hadfi com ippon no Golden Score. Na luta pela medalha de ouro, ele enfrenta o inglês Peter Cousins, que passou também por ippon, pelo cubano Oreidy Despaigne.
Luciano manteve sua marca registrada no estilo agressivo e não se deixou intimidar pelo húngaro. O europeu buscava o golpe nas pernas, mas encontrava boa defesa do brasileiro.
Depois de várias ameaças de entrada falsa de golpe, Hadfi irritava a torcida que cobrava da arbitragem a aplicação de uma punição. O shido só chegou com pouco mais de 2 minutos para o final do combate, dando ao brasileiro a vantagem de um koka.
Em desvantagem, Hadfi ficou alerta e quase conseguiu encaixar um golpe, salvo no último movimento, no minuto decisivo do combate. Com 30 segundos para o final, a torcida gritava para animar o meio-pesado, que acabou sendo punido com um shido a 18 segundos para o final, deixando a luta empatada.
Com o final dos 5 minutos regulamentares de combate, a decisão foi para o Golden Score, no qual vence o primeiro que conseguir um golpe. Hadfi tentou a catada na perna, mas Luciano entrou o contragolpe garantindo o ippon.
Com a prata garantida, Luciano completa sua segunda medalha em campeonatos mundiais. Na edição de 2005, no Cairo, ele voltou para casa com o bronze. Este ano, ele também foi terceiro colocado nos Jogos Pan-americanos do Rio.
GAZETA PRESS