| 13/09/2007 17h06min
Em uma luta muito difícil, o judoca carioca João Gabriel Schlittler passou pelo uzbeque Abdullo Tovashevich e está na semifinal do Mundial de Judô, que começou nesta quinta no Rio de Janeiro. Com este resultado, o brasileiro garante a vaga na categoria pesado (acima de 100kg) nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008.
Além da vaga olímpico, Schlittler no mínimo irá disputar o bronze. Esta é a melhor campanha do jovem judoca brasileiro na história da competição. Ele havia sido eliminado na segunda rodada entre os absolutos em 2005.
Muito tranqüilo, João Gabriel acabou dando as ações da luta para o adversário e recebeu um koka do uzbeque. Atrás no placar, o carioca partiu para cima e conseguiu dois kokas, virando a luta e se garantindo na briga por medalhas. Na semifinal, o brasileiro encara o russo Tamerlan Tmenov, medalha de prata em Atenas 2004.
De acordo com as regras estabelecidas pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), se conseguir fazer a final do Campeonato Mundial, João Gabriel automaticamente garante o seu nome nas Olimpíadas. Caso sofra uma derrota na semifinal, a vaga em Pequim será disputada em seletivas com outros atletas nacionais.
GAZETA PRESS