| 13/09/2007 09h17min
O maior Campeonato Mundial de judô de todos os tempos começa nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro, na moderna Arena Olímpica da Cidade dos Esportes. Serão 788 judocas de 134 países competindo até o domingo. O inicio das lutas é às 11h e a disputa de medalhas está programada para às 20h45min. Garantem vaga nas Olimpíadas os cinco primeiros judocas de cada cateogira
O Brasil estréia nesta quinta com João Gabriel Schilltler (+100kg), Priscila Marques (+78kg), Luciano Correa (-100kg) e Edinanci Silva (-78kg). Com dois bronzes em mundiais, Edinanci Silva diz que está tranqüila para mais uma competição internacional.
– Para mim todo evento é importante, seja ele mundial, olimpíada ou brasileiro. Encaro o desafio da mesma forma e sempre pensando em igualar ou melhorar meu desempenho. Como tenho dois bronzes, o objetivo agora é chegar na final – diz Edinanci.
Grandes estrelas da competição, os japoneses optaram por treinar separado das demais delegações. Com uma mega estrutura que reúne cerca de 120 pessoas, o Japão visitou a Arena Olímpica e gostou do que viu.
– Estamos focados apenas para a competição e satisfeitos por competir no Rio de Janeiro. Espero ter a oportunidade de enfrentar o campeão mundial dentro da casa dele. Competi com o João Derly uma vez e ele saiu vencedor, mas seria interessante voltar a lutar com ele – diz Hiroyuki Akimoto, adversário do brasileiro João Derly na categoria meio-leve.
A equipe brasileira é formada por Breno Alves (-60kg), João Derly (-66kg), Leandro Guilheiro (-73kg), Tiago Camilo (-81kg), Carlos Honorato (-90kg), Luciano Correa (-100kg), João Gabriel (+100kg), Daniela Polzin (-48kg), Erika Miranda (-52kg), Danielle Zangrando (-57kg), Danielli Yuri (-63kg), Mayra Aguiar (-70kg), Edinanci Silva (-78kg), Priscila Marques (+78kg e absoluto) e Daniel Hernandes (absoluto).