| 10/09/2007 10h19min
Campeão Mundial de judô em 2005, o gaúcho João Derly entra no tatame da Arena Olímpica do Rio de Janeiro, no próximo sábado, para defender o título conquistado no Cairo, Egito. Único brasileiro campeão mundial na história do esporte, Derly é a grande atração brasileira do campeonato, que começa a ser disputado na quinta-feira.
Com uma lesão na coxa esquerda, Derly foi poupado até o último domingo das atividades físicas realizadas pela equipe brasileira. A lesão, contudo, não comprometerá a participação do judoca no campeonatol.
Além do prestígio do título, o Mundial de judô também vale vaga nas Olímpiadas de Pequim-2008. O judoca que ficar até a quinta colocação em cada um dos 14 pesos (sete masculinos e sete femininos), carimba o passaporte para a capital da China. Ao todo, serão 776 inscritos de 129 países.
– Sem dúvida, o nível técnico será muito alto, pois todos os atletas que entrarem no tatame também estarão lutando pela vaga
nas Olimpíadas. Para os brasileiros eu
acredito que a motivação seja em dobro: além da oportunidade de garantir a categoria nos Jogos Olímpicos, existe o fator de conquistá-la dentro de casa – diz Ney Wilson, coordenador técnico internacional da Confederação Brasileira de Judô.