| 05/09/2007 16h44min
A poucos dias da estréia no Campeonato Mundial de Judô, que será realizado no Rio de Janeiro a partir de 13 de setembro, os 14 atletas da seleção brasileira acreditam terem chegado ao auge da forma física. Ou melhor, quase. Três judocas – Leandro Guilheiro, João Derly e Tiago Camilo – estão fazendo os últimos treinamentos para a competição.
Medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, Guilheiro era o caso que mais preocupava a comissão técnica. Isso porque na decisão dos Jogos Pan-Americanos, quando acabou superado pelo norte-americano Ryan Reser, ele sofreu uma contratura lombar. Para o Mundial, entretanto, ele garante que estará 100% fisicamente.
– Ainda estou fazendo um treino bem controlado, mas acredito que já esteja praticamente zerado. Está bem melhor que antes e me sinto bem. Faltando pouco mais de uma semana para competir acho que vou estar totalmente zerado – anima-se o judoca.
Quem também está procurando se poupar é João Derly, que vai tentar o bicampeonato mundial entre os meio-leves. No treino desta quarta, em São Paulo, o gaúcho sentiu uma fisgada na coxa esquerda e passou o tempo inteiro em tratamento. Porém, de acordo com o fisioterapeuta da seleção, Alan Bufolin, o caso não preocupa, assim como Thiago Camilo, que sofre com um inchaço na mão esquerda.
– Foi mais uma coisa preventiva, colocamos um gelo, mas no treino noite ele já irá poder entrar no tatame normalmente – disse o fisioterapeuta à respeito da situação de Derly, para logo em seguida falar sobre Camilo. – Isso também não preocupa, foi só por conta da carga pesada de treinos. Só colocar gelo que melhora – garantiu.