| 26/08/2007 12h36min
A última rodada da fase de classificação do Campeonato Mundial sub-17, que está sendo realizado na Coréia do Sul, conheceu, neste domingo, seus últimos qualificados para a as oitavas-de-final. No grupo F, a seleção de Gana venceu a Colômbia por 2 a 1 e garantiu sua presença na próxima etapa da competição, enquanto os sul-americanos, mesmo derrotados, também avançaram.
O primeiro gol foi aos 32 minutos do primeiro tempo, quando os africanos abriram o placar por meio de Ransford Osei. Na segunda etapa, porém, a Colômbia empatou aos 15 com Cristian Nazarith. Mas Gana retomaria a dianteira no final da partida. Aos 39, quando parecia certo o empate, Ishamel Yartey surgiu para decretar a vitória de seu país.
Em outra partida desta chave, a Alemanha simplesmente passeou diante de Trinidad e Tobago. Com gols de Fabian Broghammer, Alexander Esswein (2), Patrick Funk e Kevin Wolze, os europeus atropelaram os caribenhos por 5 a 0, foram a sete pontos e classificaram-se em primeiro lugar do grupo F.
Em segundo lugar desta chave apareceu Gana, que depois da vitória deste domingo foi a seis pontos. Embora derrotados, os colombianos também tiveram motivos para comemorar, uma vez que, com quatro tentos, avançaram às oitavas como um dos quatro melhores terceiros colocados. Com três derrotas, Trinidad e Tobago se despede sem ter pontuado.
Pela chave E, os Estados Unidos garantiram sua presença na fase seguinte ao derrotarem a Bélgica por 2 a 0. Os gols norte-americanos foram marcados por Kirk Urso e Mykel Bates. Já a Tunísia, graças a um gol de Misakni aos 38 minutos do segundo tempo, bateu o Tajiquistão e passou às oitavas como primeiro colocada do grupo.
Estados Unidos e Tajiquistão, embora tenham terminado com apenas três pontos, foram as duas outras seleções desta chave que se garantiram na próxima etapa da competição, pois levaram vantagem no desempate por saldo de gols sobre a Bélgica, que se despede da competição mesmo tendo feito uma campanha igual.
Com a definição das últimas partidas, o Mundial sub-17 já tem seus confrontos das oitavas-de-final definidos. O Brasil fará seu confronto contra Gana na próxima quarta, às 8h (horário de Brasília). Se avançar, o time de Lulinha e companhia jogará nas quartas-de-final com o vencedor do jogo entre Peru e Taijiquistão, que se enfrentam no mesmo dia. Na mesma quarta, a Espanha jogará contra a Coréia do Norte e se vencer fará seu próximo confronto contra ou França ou Tunísia.
Do outro lado das chaves das oitavas, os confrontos serão definidos na quinta. A Argentina decidirá vaga na fase seguinte contra a Costa Rica e pode enfrentar em seguida ou Nigéria ou Colômbia. Fechando os cruzamentos, ingleses e sírios se baterão para ver quem será o adversário de Alemanha ou Estados Unidos.
GAZETA PRESS