| 11/08/2007 21h33min
O técnico Vanderlei Luxemburgo não blefava quando apontou o Santos como candidato à vaga na zona de classificação para a Copa Libertadores e até ao título do Campeonato Brasileiro. Após início irregular, sua equipe poderá ficar entre as quatro melhores da competição caso vença o Fluminense às 18h10min deste domingo, no Maracanã.
Com 27 pontos, o Peixe está embalado por três resultados positivos consecutivos, sobre Atlético-MG, Flamengo e Paraná, e próximo da primeira meta traçada por Luxemburgo – um lugar no G-4. A situação do Fluminense é oposta. O Tricolor completou cinco jogos sem vitórias no empate com o Juventude, soma 23 pontos e já teme a zona de rebaixamento.
Satisfeito com a evolução de sua equipe, Luxemburgo, ao contrário, começa a falar mais entusiasticamente sobre as chances de título.
– Começamos a incomodar quem está em cima. Vamos chegar entre os quatro primeiros para, depois, tentar alcançar o São Paulo.
O meia Pedrinho poderá ser um dos dois ex-tricolores na armação santista neste domingo. Petkovic estreou na rodada passada e, com a suspensão de Kleber, que vinha atuando com a camisa dez, tem chances de ser titular. Outra opção é a entrada de Rodrigo Tabata.
A dúvida também paira sobre o sistema de jogo do Santos. Luxemburgo voltou a utilizar o 4-4-2 contra o Paraná, porém pode adotar cautela e escalar três zagueiros para uma partida fora de casa. Na lateral direita, Baiano continuará com a vaga de Alessandro, ainda recuperando-se de contusão. Já Carlinhos foi criticado pela torcida no meio de semana e corre o risco de perder espaço.
Do outro lado, Renato Gaúcho, técnico do Fluminense, entende que sua equipe não pode mais perder pontos dentro de casa, sob pena de ficar em situação delicada na tabela de classificação.
– O Fluminense tem time para brigar pelo título. A reação não pode esperar mais. É preciso ganhar do Santos e voltar a embalar. Não podemos perder pontos em casa e temos que acumular gordura como visitantes.
Para esta partida, o Fluminense não terá os zagueiros Roger e Thiago Silva, o volante Arouca e o lateral-direito Carlinhos, todos suspensos. Anderson, David e Rafael são substitutos quase certos. A vaga de Roger é disputada por Sandro e Maurício, com maiores chances para o segundo, o que faria a equipe atuar no 4-4-2.
GAZETA PRESS